O que é um colchão ortopédico

Todo colchão deve exercer uma função ortopédica para seu usuário, o que só se obtém combinando as características do colchão com o biotipo da pessoa.

duro O que é um colchão ortopédico
mole O que é um colchão ortopédico
ideal O que é um colchão ortopédico

Existem modelos que são polivalentes, ou seja, ortopédicos para qualquer tipo de usuário, porém é necessário consultar sempre uma loja especializada. Existem muitos modelos que se vendem como ortopédicos, mas que não o são.

Um colchão será ortopédico quando ceder nas devidas proporções às curvaturas do corpo, sem no entanto afundar como um todo, ou desproporcionalmente. Em outras palavras, ao deitar num colchão ortopédico seria como se estivéssemos deitados num local sem gravidade, e o corpo ficasse flutuando, com as curvas de sua anatomia em perfeito estado, sem influência de qualquer força ou pressão.

Disso depreende-se que um colchão extremamente macio ou extremamente rígido não vai ser nem ao menos confortável, muito menos ortopédico.

Para saber qual o colchão de espuma adequado ao seu biotipo consulte a Tabela de adequação de densidade de colchões de espuma.

Atenção: o texto acima ampara-se no direito fundamental à manifestação do pensamento, previsto nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Vale-se do “animus narrandi”, protegido pela lei e pela jurisprudência (conferir AI nº 505.595, STF).

  

25 Comentários